Bodas de Ouro da Ordenação Sacerdotal do Padre Luciano

 

No dia 15 de Agosto e pro­movida pela Confraria do Santíssimo Sacramento de Lamass realizar-se-á a fes­ta comemorativa do 50.° ani­versário da ordenação sacer­dotal do P.e Luciano Pereira de Carvalho.

O Sr. P.e Luciano é natu­ral de Urzelhe, freguesia de Lamas, onde nasceu no dia 23 de Fevereiro de 1909, fi­lho de Francisco Pereira de Carvalho e de Maria Ferreira Pereira.

Foi ordenado pelo Semi­nário de Coimbra no dia 2 de Agosto de 1931 e celebrou a sua missa nova em Lamas a 6 de Agosto do mesmo ano quando esta freguesia era paroquiada pelo Sr. P.e Fer­nandes (Feijão).

Nesse mesmo dia recebeu a nomeação para coadjutor de Ílhavo.

Em Dezembro de 1932 foi pároco na freguesia de Ges­teira - Soure, em 1938 na de Portela do Fojo e Machio - Pampilhosa da Serra e em 1940 na de Cabril e Vidual do mesmo concelho.

Em 1953 tomou conta da freguesia de Mata Mourisca, Pombal e desde Janeiro de 1958 passou a paroquiar as freguesias de Lamas e Vila Seca.

 

 

É com muita honra e ami­zade que lhe prestamos esta homenagem.

O Secretário da Confraria

Horácio Sequeira

 

É com a maior satisfação que Mirante se associa à ho­menagem a prestar ao Sr. P.Luciano, nosso distinto cola­borador.

Sacerdote bondoso e cul­to, a sua simpatia e simpli­cidade têm-lhe granjeado a maior estima dos povos on­de exerceu o s,eu munus sa­cerdotal especialmente na sua freguesia e no concelho de Miranda do Corvo.

Felicidades ao Sr. P.e Lu­ciano e parabéns à Confra­ria pela sua iniciativa.

Mirante, Ano 4, nº 41, 1 Agosto 1981, f. 1

 

Cinquentenário da Ordenação Sacerdotal do Padre Luciano

 

Promovida pela Confraria do Santíssimo Sacramento da Freguesia de Lamas realizou-se no dia 15 de Agosto a comemoração do 50.° ani­versário da Ordenação do Rev. P.Luciano Pereira de Carvalho.

Foi celebrada missa cam­pal no adro da Igreja tendo o Rev. Pe António Pedro dos Santos salientado a acção pastoral exercida pelo P.e Lu­ciano que no final agrade­ceu comovido a homenagem que a freguesia lhe prestou.

No mesmo local foi depois servido um almoço a que assistiram o Presidente da Câmara, Dr. Jaime Ramos Rev. P.e José Guedes e nu­merosas pessoas que, em alegre convívio testemunha­ram o apreço e estima que o pároco lhes merece.

Terminado o repasto o sr. Miguel Antunes da Paz dirigiu em nome da popula­ção de Lamas, algumas palavras de saudação ao ho­menageado salientando a dedicação e zelo apostólico, demonstrados no desempe­nho da sua missão sacerdo­tal.

O Presidente da Câmara ao proceder depois ao descerramento de um retrato do P.e Luciano falou das suas qualidades de homem bom e também da sua cul­tura.

 

“Mirante”, Ano 4º, nº 42 Setembro de 1981, p.1

 

Homenagem ao Padre Luciano

 

No dia 2 de Agosto do ano passado o sr. P.e Luciano P. de Carvalho celebrou as suas bodas de Ouro de sa­cerdote nesta povoação de Urzelhe, de onde é natural.

Nesse dia com a presença da população daqui, dos lu­gares vizinhos e mais treze sacerdotes, entre os quais os srs. arciprestes de Penela, P.e Paiva, e de Condeixa-a- Nova, o sr. P.e Luciano ce­lebrou a Eucaristia.

À homilia o sr. P.e Paiva depois de ter posto em des­taque a qualidade do homenageado sugeriu que o povo de Urzelhe desse o seu nome a uma rua da locali­dade.

Esta sugestão foi transmi­tida ao sr. Presidente da Câmara, que a apoiou, tendo a mesma sido aprovada em sessão da Assembleia Muni­cipal no dia 28 de Novem­bro.

No dia 31 de Janeiro deste ano, dia de festa de S. Se­bastião do lugar de Urzelhe, depois da missa, organizou-se um cortejo até junto do local onde foi colocada a lápide com o nome do P.e Luciano, enquanto gran­de número de pessoas aplau­dia o homenageado e os fo­guetes estralejando, davam ao ambiente um ar festivo.

Na cerimónia usaram da palavra o sr. António Fran­cisco Marques, de Urzelhe e o Director do «Mirante», tendo seguidamente o sr. Presidente da Câmara, que aqui se deslocou em compa­nhia de sua esposa, descer­rado a lápide proferindo também palavras de sauda­ção ao homenageado, com desejos de continuação do fecundo apostolado a que o P.e Luciano tem dedicado toda a sua vida.

 

 

 

O momento mais emocio­nante para nós foi quando o P.e Luciano agradeceu co­movido ao povo da sua terra e aos convidados esta home­nagem simples mas sincera.

Seguiu-se um almoço que foi pretexto para agradável confraternização. ,

O povo de Urzelhe sente-se orgulhoso por ter nascido nesta terra um homem bom, como o P.e Luciano e pede a Deus que lhe conserve a vida e a saúde por largos anos.

O Povo de Urzelhe

“Mirante”, Ano 4, nº 48, 1 Março de de 1982

 

 

Padre Luciano deixou a Paróquia

 

No dia 12 de Fevereiro celebrou em Lamas, a sua última missa dominical, o Senhor Padre Luciano de Carvalho.

Com oitenta anos de idade e cinquenta e oito de vida sacerdotal, o nosso pároco sentia-se cansado, doente vivendo uma vida solitária, pelo que achou chegada a altura de solicitar ao seu Bispo o direito ao descanso, indo residir na casa sacerdotal, anexa ao Seminário da Figueira da Foz.

Não vamos contar aqui a vida sacerdotal do nosso ilustre con­terrâneo. pois os leitores do «Mi­rante» puderam ler no mês pas­sado a entrevista que concedeu a este jornal.

Vamos sim relatar a sua des­pedida e a sua última missa, como pároco de Lamas. Com os olhos rasos de água, quando se despedia dos seus paroquianos, entrou pela porta da sacristia (sem que ele se apercebesse disso) D. João Alves, Bispo da Diocese, que de surpresa se quis associar à despedida e anunciar a quem iria ser entregue a fre­guesia, do que fadaremos mais adiante.

À tarde, no adro da igreja, houve um convívio para teste­munhar ao Padre Luciano o apreço e amizade dos seus con­terrâneos e amigos.

Não foi aquilo de que era merecedor, mas foi o possível, pois só na véspera a freguesia teve conhecimento da saída do seu pároco.

Convívio onde se comeu, be­beu, cantou e... chorou!

Disse algumas palavras de abertura o tesoureiro da Confraria do S. Sacramento, Sr. Liberato Falcão Esteves. Falou a seguir o nosso amigo Lobo, de Coimbra, mas ligado a esta terra por laços de velha amizade, que saudou o P.e Luciano e enal­teceu sua obra.

Num improviso, o signatário destas linhas, salientou a vida e a obra do nosso conterrâneo, e agradeceu-lhe todo o contri­buto e sacrifício em prol desta nossa e sua freguesia, e desejou-lhe saúde, tranquilidade e paz.

Também o Sr. Capitão Mário Soares Caetano enalteceu a sua dedicação à freguesia e aos seus paroquianos, desejando-lhe também saúde para gozar este merecido descanso.

O Padre Luciano agradeceu a homenagem dizendo que nos deixava por se sentir velho, cansado e doente e por não ter sentido o apoio de que precisava.

Com lágrimas nos olhos despediu-se dos seus paroquianos deixando também lágrimas nos olhos de todos nós.

......

Miguel da Paz

 

“Mirante”, Ano? , nº?, 1/3/1989

 

Falecimento – No dia 3 de Agosto faleceu, no Seminário da Figueira da Foz, depois de longo período de doença, o Padre Luciano Pereira de Carvalho. O cortejo fúnebre seguiu para Lamas (Miranda do Corvo) onde foi celebrada missa, esta presidida pelo bispo emérito D. João Alves, sendo o funeral no cemitério local.

O Padre Luciano nasceu no lugar de Urzelhe, freguesia de Lamas, a 23 de Fevereiro de 1909. Depois de frequentar o Seminário de Coimbra, foi ordenado presbítero a 2 de Agosto de 1931, por D. Manuel Luís Coelho da Silva, na capela da Anunciação, no Seminário. Depois de um ano como coadjutor em Ílhavo, em 1932 foi nomeado pároco de Gesteira, Brunhós e depois Vila Nova de Anços. Em 1938 foi transferido para Portela do Fojo e Machio, e em 1940 para Cabril, Vidual e Fajão. De 1953 a 1958 paroquiou a Mata Mourisca, sendo depois nomeado sucessivamente pároco de Vila Seca e Bendafé e Lamas, onde terminou o seu trabalho paroquial.

Os últimos anos de vida passou-os recolhido no Seminário da Figueira da Foz, onde viria a falecer.